top of page

Você é um criador de conteúdo para redes sociais? Aprenda a potencializar suas plataformas!

Escrito por Melanie Schygiel

Traduzido por Tay Moura

 

Há cada vez mais pessoas criando conteúdo e compartilhando suas experiências nas redes sociais. Além disso, as opções de plataformas disponíveis para você mostrar o seu trabalho são cada vez mais diversas: há plataformas para compartilhar vídeos de longa duração, vídeos curtos, imagens, desenhos, fotos, textos e muito mais. A grande oferta de plataformas permite criar conteúdo de maneira inimaginável algum tempo atrás, mas também pode confundir alguém que está pensando em começar uma carreira no mundo das redes sociais. Como escolher a plataforma ideal? É possível fazer dessa atividade seu trabalho em tempo integral? Veja algumas dicas que ajudarão você a potencializar suas redes sociais e começar a ganhar dinheiro com o seu conteúdo.














1. Entenda seus pontos fortes e expanda seu conteúdo: a primeira coisa que você deve definir é o tipo de conteúdo que quer publicar. Você tira boas fotos? Cria vídeos engraçados? Faz ilustrações? É mais fácil escolher sua plataforma ideal quando você tem em mente o que quer comunicar. Se você gosta de fotografia, tira selfies lindas e adora caprichar nos textos da descrição, pode ser uma boa começar com o Instagram; mas se você gosta mesmo é de contar histórias através de vídeos curtos, é melhor concentrar suas energias em redes como TikTok e Kwai. Quando você começar a crescer na sua rede principal, é hora de começar a diversificar seu trabalho e criar conteúdo direcionado a outras plataformas. Pense em como abordar o seu trabalho desde diferentes perspectivas e criar conteúdo que seja relevante para as pessoas que seguem você. Por exemplo, uma pessoa que adora suas fotos no IG pode se interessar por tutoriais de como você edita suas fotos, making ofs das suas sessões ou dicas para tirar melhores fotos no TikTok ou no YouTube.

Uma recomendação importante: depois que você definir o seu nome de usuário na rede principal, crie contas em todas as outras plataformas com o mesmo nome para evitar que alguém faça isso antes!

2. Faça a sua comunidade de seguidores crescer: se conectar com os seus seguidores é a chave para crescer nas redes sociais. Interaja diariamente com seus fãs para que eles se sintam próximos de você! Sempre que possível, procure responder aos comentários, pedir (e aceitar) sugestões de conteúdo e criar uma comunidade em torno da sua página ou canal. Você pode pensar em uma maneira carinhosa de referir-se ao seu público, em uma saudação característica ou em maneiras de celebrar juntos cada nova conquista do canal.


O ideal é focar em crescer na sua plataforma principal e, mais tarde, convidar seus seguidores para seguirem você em outras redes. Dica importante: ofereça conteúdo distinto em cada rede social para que seus seguidores tenham motivos para seguir você em todas.


Interagir com outras pessoas criadoras de conteúdo também é importante; afinal, são seus colegas de profissão! Siga outras contas que você gosta, comente o conteúdo e, (por que não?), proponha colaborações.





3. Monetize: este é o objetivo final de todas as pessoas criadoras de conteúdo: ter a oportunidade de gerar dinheiro com esse conteúdo que dá tanto trabalho para produzir. Há várias formas diferentes de conseguir isso.







Talvez a maneira mais estável seja trabalhar em plataformas que permitem monetizar as visualizações do seu conteúdo. É importante levar em conta a sua localização, já que nem todas as plataformas oferecem as mesmas opções de monetização em países diferentes.


Na América Latina, por exemplo, a plataforma de vídeos curtos Kwai tem um programa de monetização que paga pelas suas visualizações no app e oferece vários bônus por metas de views/seguidores.


Outra possibilidade é participar de campanhas de publicidade, trabalhando diretamente com marcas que se interessem pelo seu trabalho ou com uma agência de marketing de influencers que faça a ponte entre você e clientes em potencial.


É o que fazemos aqui na Bandalabs ;) Se você quiser saber mais sobre isso, basta enviar uma mensagem para a gente pelo nosso site!


Esperamos que essas dicas e recomendações dêem aquele empurrãozinho para você começar sua carreira nas redes sociais e ganhar dinheiro produzindo conteúdo. Fique de olho nos próximos posts para saber tudo sobre o mercado de marketing de influencers, notícias relevantes, dicas e muito mais!


Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.
bottom of page